quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Anexo SB e Diageo organizam curso sobre Gim e barman Kascão ensina a preparar 3 drinks.

Fonte: Revista Gula.
Foto: J.Príncipe.

Pensando em seus clientes que apreciam especialmente os grandes coquetéis clássicos, o Anexo SB, novo bar que funciona dentro do Boteco São Bento Itaim, se uniu à Diageo, líder mundial no setor de bebidas alcoólicas premium, para uma série de cursos que contam histórias de drinks e de bebidas. Já foram realizados cursos sobre vodca e saquê.

No próximo dia 05 de Setembro, segunda-feira, a partir das 20h, o curso Deliciosos Sabores – Histórias e Receitas de Drinks & Bebidas vai abordar o gim Tanqueray Ten, bebida premium no mercado brasileiro há cerca de 06 anos.

Os cursos serão sempre ministrados por um embaixador da bebida, no caso do gim, por Fabricio Marques, embaixador das marcas de luxo da Diageo, e pelo top barman Kascão Oliveira, um especialista em coquetelaria tradicional, que vai ensinar o preparo de 03 receitas: Tanqueray Ten Martini, Basil Smash e Singapore Sling. Continue lendo (...)

Abaixo, alguns detalhes sobre esses coquetéis:
J.Príncipe.


Tanqueray Ten Martini é um dos drinks clássicos da coquetelaría, inventado pelo professor Jerry Thomas na Califórnia, em 1862. O coquetel original se chamava Martinez e tinha uma receita que foi mudando ao longo dos anos, até  ganhar a presença de um vermute seco, eliminando os outros ingredientes  – o gim. A partir daí, passou a ser conhecido como Dry Martini.

Basil Smash é o coquetel do momento na Europa, junto com o Aviation. Tem como base o kitchen table movement, uma tendência recente em que os bartenders (mixologistas) exploram em suas receitas ingredientes antes usados apenas na cozinha, como alecrim, tomilho, especiarias.

Singapore Sling foi criado pelo bartender Ngiam Tong Boon no Long Bar, do Hotel Raffles, em Cingapura, nos anos 10 do século passado. Foi um dos primeiros coquetéis que misturava frutas, licores, bitters e destilados em copo alto. Começava ali o movimento dos long drinks.

Segundo Fabricio Marques, gim é hoje tendência de bebida tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. “O gim é um dos destilados mais complexos e versáteis, era o principal destilado da coquetelaría clássica e está agora recuperando seu devido lugar nos principais bares do mundo”, ele explica.

Harmonização
Cada um dos drinks é harmonizado com petiscos especialmente criados pela chef do Anexo SB, Luciane Recco, que, antes de assumir a cozinha do bar, trabalhou durante dois anos em pubs em Londres. Para este curso, Luciane vai servir petiscos de boteco sofisticados, combinando perfeitamente com o gim, bebida seca, bastante adstringente.

Com Tanqueray Ten Martini: canapé tartar de salmão.

Com Red Basil Smash:  trio aperitivo com queijo feta marinado no azeite e ervas, tomatinho cereja e chourizo português.

Com Singapore Sling: mini-rolinho primavera de camarão e molho sweet chilli.

Os cursos terão apenas 30 lugares. Preço por pessoa: R$ 100,00 por pessoa. Reservas são necessárias.

O último curso desta série será sobre a cachaça Nega Fulô, em 03 de Outubro.

Sobre Kascão Oliveira
Kascão Oliveira é um dos principais barmen do país. Seu mais importante prêmio é o Hennessy City Drink São Paulo, que venceu ao criar um coquetel à base de Hennessy V.S.O.P. Como prêmio, ganhou uma viagem a Cognac, França, para conhecer a sede da Maison Hennessy. Antes do Anexo SB, Kascão trabalhou em bares como Dry e Paribar – são mais de 30 anos dedicados à alta coquetelaria.

Sobre Fabricio Marques
Fabricio Marques trabalha na Diageo há quatro anos, três dos quais passou na Espanha. É embaixador das marcas Tanqueray Ten, Ciroc, Ketel One e Don Julio. É formado em hotelaria na Suíça e já trabalhou nas melhores cadeias de hotel da Europa, como Mandarin Oriental, Conrad, Hilton e Orient Express.

Mais informações: http://www.gula.com.br/gula-indica/gula-indica/anexo-sb-e-diageo-organizam-curso-sobre-gim-e-barman-kascao-ensina-a-preparar-3-drinks.html

Anexo SB – Boteco São Bento – Itaim – Rua Leopoldo Couto de Magalhães, 440 – Itaim – Tels: 3079 4389. Capacidade: 80 lugares. Aberto de segunda a domingo a partir das 18h até o último cliente. Cartões de crédito: Visa, Mastercard. Diners e American Express. Ar condicionado. Valet: R$ 18,00. Acesso a deficientes físicos. Wi-fi grátis.  http://www.botecosaobento.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...